-
Arquitetos: AND’ROL
- Área: 138 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Georg Schmidthals
-
Fabricantes: Armstrong Ceilings, Collinet Sieges, Echobel, Eternit, Etex, Etex Colombia, Foscarini, Modular Lighting Instruments, Pictura, Plaka, Preco, Remacle, Resitrix, SCID, Unilin, Wienerberger
Descrição enviada pela equipe de projeto. As particularidades do terreno são, por um lado, sua posição perturbadora próxima a uma encosta íngreme e, por outro, sua pequena profundidade e sua incomum orientação longitudinal paralela à rua. O ponto de partida para os jovens arquitetos belgas foram traços de uma antiga fortaleza próxima. O elemento principal do projeto consiste em uma parede delimitadora com uma parte de embutir, à qual a casa modesta e sóbria se aninha e se adapta. Um segundo volume raso que abriga um grande número de espaços de armazenamento também está localizado atrás da parede.
Os arquitetos escolheram linteis de concreto pré-moldado cinza claro como uma reinterpretação das antigas muralhas de pedra da fortaleza. Todas as três fachadas restantes são revestidas com painéis de fibrocimento cinza escuro. O teto assimétrico apresenta uma janela profunda voltada para o sul.
No interior, uma organização de dois níveis responde ao terreno inclinado, intensifica o conceito de espaço aberto e confere ao edifício compacto um caráter generoso e espaçoso. Os materiais usados são deliberadamente mantidos simples; as lajes de concreto protendido, o piso de concreto polido e a bancada de concreto da cozinha fazem referência ao exterior do edifício.